O universo do SEO é bastante complexo e está em constante atualização, exigindo muito comprometimento de quem pretende destacar sua página nos mecanismos de busca. A boa notícia é que existem ferramentas variadas para ajudar nessa tarefa.
No texto de hoje do nosso Guia Definitivo do SEO, vamos falar um pouco sobre algumas delas. Confira!
Ferramentas para ajudar no SEO
Google Trends
Uma das mais usadas ferramentas para pesquisa de temas com popularidade, consegue identificar tendências e comparar termos.
QuestionDB
Em uma busca a partir de palavra-chave escolhida, ele gera tópicos e perguntas relacionadas.
Ubersuggest
Sugere palavras-chave, avalia o uso delas, estima tráfego gerado, seu crescimento nos últimos 12 meses, pontuação do domínio e backlinks.
Keyword Planner
Planejador de palavras-chave do Google, que traz dados como volume de buscas, custo de anúncios usando determinado termo e grau de dificuldade de ranqueamento.
Yoast
Este puglin do WordPress ajuda a garantir os padrões técnicos de SEO das páginas e sugere melhorias para a legibilidade do conteúdo.
Meta SEO Inspector
Extensão do Chrome para visualização de aspectos do SEO on-page, avaliando meta descrição, cabeçalhos, links externos, etc.
Search Response
Você pode inserir uma palavra-chave ou frase para o app mostrar perguntas mais populares e também pesquisas correlacionadas, como as que as pessoas fazem após a busca inicial a uma página.
Semrush
Permite acompanhamento do SEO, com análise de desempenho do site, escolha de palavras-chave, auditoria de backlinks e rankings.
Google PageSpeed
Analisa a velocidade de carregamento e o desempenho de sites, tanto na versão mobile quanto na desktop, ajudando a melhorar o funcionamento nesses quesitos.
Moz Link Explorer
Verifica a autoridade do domínio e da página de sites.
Linkstant
Consegue rastrear backlinks e envia notificações quando referências forem feitas para seu site.
Browseo
Mostra se seu site está dentro das recomendações do Google.
MozBar
Este plugin ajuda a analisar e aprimorar a estrutura interna das páginas.
Web developer
Testa a funcionalidade e a aparência do site, e pode indicar problemas técnicos que atrapalham o desempenho da página nos mecanismos de busca.
Emanda
Plataforma permite a criação de campanhas com texto e imagens, além de disparo automático de e-mail marketing.
O que achou dessa seleção? São muitas opções, não é mesmo? E para facilitar a sua vida, segue um breve glossário com termos relacionados ao SEO.
Glossário de SEO
Lead – Todo usuário que acessa seu site.
Keyword (palavra-chave) – termo que o usuário insere nas páginas de busca.
Backlink – link de outros sites que aparecem na sua página.
Tráfego orgânico – fluxo de usuários no site do seu negócio de forma natural, a partir de buscas por mecanismos como o Google, sem a necessidade de investimento em propaganda.
Meta description – texto resumido que mostra o assunto da página ranqueada.
Link building – troca de links com outros sites para que a autoridade de ambos aumente.
CTA (Call to Action) – a “chamada para ação” induz um visitante a realizar determinada ação que você deseja (como preencher um cadastro ou acessar uma página).
Black Hat – ações para melhorar o ranqueamento de um site que vão contra as normas do Google.
Conversão – toda ação que faça com que um usuário realize uma ação previamente determinada por um site.
Tags – marcações que hierarquizam os conteúdos no site.
Head Tail – este tipo de palavra-chave, mais genérica, possui grande volume de busca e muita concorrência. Apesar de ser difícil de destacar no ranqueamento, quando isso ocorre traz resultados expressivos.
Long Tail (Cauda Longa) – termo usado para caracterizar as palavras-chaves compostas por três ou mais palavras, que são mais específicas e podem facilitar o processo de ranqueamento.
HTML – linguagem usada na construção de páginas na internet.
SERP – página de resultados dos mecanismos de busca.
O que achou deste conteúdo? Tem muita informação interessante para incorporar às suas estratégias! Veja também uma explicação do que é SEO, quais as principais ações a serem feitas para colocá-lo em prática e como monitorar os resultados O guia definitivo do SEO: tudo o que você precisa saber.