A Emanda oferece a oportunidade de lojas virtuais utilizarem uma série de campanhas prontas para estreitar o relacionamento com os clientes, aumentando o tráfego e a lucratividade do e-commerce. E uma das que traz maior retorno é a campanha de aniversário. Vamos conferir como ela funciona?
Inicialmente, vale lembrar o motivo desse tipo de campanha gerar retornos de venda tão bons. Assim como outras datas comemorativas (Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, etc), o aniversário é um evento com um forte componente emocional.
E todo mundo gosta de se sentir importante e lembrado. Uma mensagem por e-mail, SMS ou Whatsapp pode gerar um efeito bastante positivo, que motive uma compra. E se nesse contato o lojista oferecer algum mimo, como um cupom de desconto, frete grátis ou cashback exclusivo, a chance de sucesso aumenta.
O poder da mensagem de aniversário
Um estudo do site E-commerce Brasil mostra que uma campanha de aniversário enviada por meio de e-mail marketing tende a entregar até 243% mais receita por envio do que uma campanha convencional, que está inserida em uma estratégia de envio de mensagens em massa.
Outro levantamento, da Experian, aponta que mensagens de aniversário têm 235% mais acessos e até 300% mais cliques do que e-mails promocionais enviados a um público mais amplo.
Ou seja, não dá para perder a chance de contato com o cliente conforme vai chegando a data do aniversário dele.
Campanha de aniversário Emanda
Para aproveitar todo o potencial de vendas trazido pela proximidade do dia de aniversário dos clientes, a Emanda criou uma campanha especial para a data.
Estrategicamente, ela conta com três momentos para envio de e-mail marketing: inicialmente, na primeira semana do mês; depois, no dia do aniversário; finalmente, a terceira mensagem vai no fim do mês.
A Ema, nosso robô, cria todo o e-mail, com cupom de desconto (configurado na plataforma da loja virtual) e um botão para que o cliente não perca tempo e já aproveite o presente.
Para ativar essa campanha, basta acessar o menu lateral, ir em “Aniversário”, fazer a configuração e ativar a campanha. Viu só como é simples?
E a ferramenta da Emanda ainda oferece a possibilidade de acompanhamento de relatórios, que trazem dados valiosos para avaliar os resultados das campanhas. A partir de indicadores como taxa de abertura, taxa de clique e taxa de conversão, fica mais fácil planejar as próximas campanhas.
O que está esperando para investir nessa ferramenta? Assim, você fortalece seu relacionamento com o cliente, constrói uma imagem positiva do seu e-commerce e consegue obter feedbacks importantes para continuar trazendo melhorias para o seu negócio.
Campanhas Emanda
E a estratégia de aniversário é apenas uma das opções disponíveis, ao lado de campanhas de produtos (newsletters e promoções), de recuperação de vendas (carrinho abandonado, lembrete de vencimento, pedidos cancelados e lembrete de PIX) e de relacionamento (boas-vindas e clientes inativos).
Gostou de saber mais sobre o assunto? Você também pode conferir outros conteúdos sobre varejo e marketing digital no nosso blog. Por exemplo, você sabe as vantagens de utilizar e-mail marketing? Além do ótimo custo-benefício e geração de dados para avaliar os resultados, há muitos outros motivos para utilizar a estratégia.