Está chegando a hora! A Black Friday 2022 se aproxima e é importante deixar tudo preparado para aproveitar da melhor forma a data de descontos, que a cada ano movimenta cifras maiores e atrai mais consumidores. A expectativa é de que 78% dos brasileiros comprem produtos pela internet (NielsonIq/Ebit) no período. E você, lojista, já planejou suas campanhas de Black Friday para conquistar e fidelizar clientes?
Esse planejamento envolve uma série de ações, da gestão do estoque aos ajustes no site, passando pela fundamental estratégia de divulgação especial para a data. Mas como antecipar esses preparativos?
Um bom caminho é contar com soluções tecnológicas que facilitem essa tarefa. O e-mail marketing, por exemplo, é uma ferramenta poderosa para avisar aos clientes sobre a Black Friday e quais os produtos que ele poderá adquirir com descontos.
Mas é fundamental ter o timing correto para envio, e formatar de forma assertiva a mensagem, para conseguir ampliar as possibilidades de êxito.
Palavra de especialista
Os preparativos para a Black Friday tomam bastante tempo, então que tal contar com a Emanda para facilitar sua campanha de divulgação por e-mail? Atentos às demandas de nossos clientes, criamos uma campanha especial para a data.
“Com essa ferramenta, é possível configurar todo o planejamento, subir imagens e informações dos produtos. O lojista não terá trabalho nenhum durante a Black Friday, seja ela em um dia ou em outro período determinado, como uma semana ou um mês”, explica Iuri Moura, CEO da Emanda.
Com sua experiência, ele sabe que nem sempre os lojistas conseguem antecipar para outubro essa parte do planejamento, mas alerta que a falta de divulgação adequada pode atrapalhar uma estratégia mais ampla.
“É preciso se planejar para enviar o e-mail marketing, pelo menos com uma semana de antecedência, pois de nada adianta gastar tempo na precificação e em campanhas pagas no Google Ads e outras plataformas, se o lojista se esquece de enviar o e-mail. E esse é um erro comum”, lembra Iuri.
Como funciona o e-mail marketing para a Black Friday
A plataforma desenvolvida aqui na Emanda permite, em três passos rápidos, a configuração de uma campanha especial para a data: basta definir o período da promoção (um dia, uma semana, um mês, por exemplo); escolher se quer enviar produtos apenas para a Black Friday ou quer incluir algumas outras opções; e selecionar os links dos produtos que são suas grandes apostas (que podem ser definidas antes mesmo da atualização dos preços, pois os e-mails só serão enviados nos dias da campanha).
Para completar, ainda dá para fazer um banner personalizado da campanha de Black Friday. A partir daí, o robô Ema assume a tarefa de enviar as mensagens nas datas escolhidas, priorizando os produtos tidos como apostas pelo varejista.
Com a expertise da Emanda, é mais fácil conduzir o CRM (Customer Relationship Management) e o engajamento dos clientes.
Viu só como é simples? Uma parte primordial do planejamento já pode ser resolvida de forma prática e barata. E para conseguir resultados impactantes no dia 25 de novembro – ou na data estendida que escolher para a Black Friday –, você também pode conferir no nosso blog outras 10 dicas sobre como aproveitar a Black Friday.