Você sabe como funciona o e-mail marketing? Essa importante estratégia de marketing digital possibilita um canal direto de comunicação com seus clientes e leads, trazendo retorno em vendas e fidelização.
Como é uma ferramenta usada há décadas – a primeira experiência de que se tem notícia data de 1978, sete anos após as mensagens eletrônicas pioneiras de uma rede militar e educativa dos EUA –, muita gente tem dúvida sobre sua eficácia hoje, já que a cada dia surgem novas soluções tecnológicas aplicadas ao marketing digital.
Mas se Gary Thuerk, gerente de marketing de uma empresa de computadores norte-americana, conseguiu faturar alguns milhões de dólares a partir da iniciativa de enviar um e-mail com informações sobre as máquinas vendidas pela companhia naquela época, porque o e-mail marketing não funcionaria em 2022, quando o acesso ao e-mail é amplamente difundido e existem ferramentas muito eficientes para confecção e envio de mensagens desse tipo?
A história daquela primeira experiência conta que cerca de 400 pessoas receberam o e-mail do gerente, que muita gente considera o primeiro spam (mensagem indesejada) da história da computação. Mas há muita diferença entre a iniciativa de Thuerk e uma estratégia de marketing bem planejada para uso de e-mail marketing.
Naquela ocasião, ele foi muito criticado pelo envio sem autorização por meio de uma rede privada, precursora da internet. Os spams ainda existem, mas novos hábitos e leis como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) vieram para modificar essa relação e, com soluções modernas, é possível enviar para o público certo, e na frequência ideal.
Por que utilizar o e-mail marketing?
Segundo pesquisa da Statisa, existem 4 bilhões de usuários de e-mail no mundo, praticamente metade da população mundial. O mesmo levantamento aponta que, somente no Brasil, 8,32 bilhões de e-mails são enviados por dia. Ou seja, o canal é altamente popular, com alcance de um público amplo, que só cresce.
Outro estudo, do Hubspot, mostra que 77% das empresas afirmaram ter observado aumento de engajamento dos clientes via e-mail durante a pandemia.
Mensagens de boas-vindas e e-mails de aviso de carrinho abandonado em lojas online apresentam taxas de conversão de 52,9% e 39,7%, respectivamente (de acordo com a Omnisend).
Vantagens do e-mail marketing
Com investimentos modestos e altas taxas de conversão, o e-mail marketing traz uma das melhores taxas de ROI entre os canais de marketing, principalmente para lojas virtuais.
Se o e-mail fica atrás dos sites e mídias sociais na preferência das empresas, segundo dados do Hubspot, ele tem muito mais previsibilidade, pois não depende de nenhum algoritmo, como os outros canais, para chegar ao destinatário. Salvo algum problema técnico, ele estará na caixa de entrada. Se o contato abrirá ou não o e-mail, vai depender do seu esforço para torná-lo atraente.
Uma maneira de comprovar a eficiência de determinada mensagem é fazer testes de diferentes versões do e-mail com pequenos grupos de contatos. Os chamados testes A/B ajudam a perceber qual a linguagem, tipos de imagem e ofertas que o público prefere.
Personalização e relevância são palavras-chaves no cenário atual, em que a briga pela atenção dos clientes é disputada por muitas empresas. Do título atraente aos textos relevantes e artes de qualidade, uma mensagem enviada por e-mail marketing envolve uma estratégia.
Confira algumas dicas para conseguir êxito com o e-mail marketing:
O que fazer
– Tenha a permissão do contato para enviar mensagens;
– Capriche no título da mensagem (ele deve ser conciso, claro e persuasivo);
– Personalize seu e-mail;
– Ofereça algo para o cliente, como um cupom de desconto ou conteúdo interessante;
– Utilize ferramentas tecnológicas para produzir e enviar o e-mail;
– Tome cuidado especial com a qualidade do texto e das imagens;
– Analise os resultados dos envios.
Erros comuns que precisam ser evitados
– Comprar lista de e-mails;
– Abordar assuntos desinteressantes e irrelevantes para o contato;
– Conteúdos muito longos e com linguagem técnica;
– Exagerar na frequência de envio;
– Utilizar imagens em excesso ou com baixa qualidade;
– Deixar de lado a mensuração de resultados.
Soluções em e-mail marketing
Como vimos, o e-mail marketing é uma ferramenta que pode trazer retorno rápido e consistente para o e-commerce. E o melhor é que muitas ferramentas disponíveis no mercado facilitam o trabalho de preparar e enviar as mensagens para os clientes.
Nós, aqui da Emanda, gostamos do assunto e trabalhamos para auxiliar o CRM (Customer Relationship Management) e o engajamento dos clientes. Em menos de 10 minutos, o lojista conecta seu e-commerce à Emanda e se torna especialista em CRM. Somos uma das soluções mais baratas de e-mail marketing do país.
Com uma carteira de 260 clientes (em agosto de 2022), somos responsáveis pelo envio de mais de 2 milhões de e-mails por mês, com campanhas personalizadas, que chegam para o público ideal, no tempo ideal.
Ao fazer o cadastro na plataforma, a integração com a base de clientes da loja é automática. Depois é só escolher o tipo de campanha, que é criada imediatamente pela Emanda – com texto, layout e segmentação de clientes –, mas também pode ser personalizada pelo cliente.
Com investimento a partir de R$ 59,99, podem ser enviados de 2.000 a 200.000 e-mails por mês, dependendo da base de clientes e da estratégia da empresa.
Campanhas de produtos (com promoções, newsletters automáticas e manuais), de recuperação de vendas (com lembretes de carrinhos abandonados, lembrete de PIX não efetuado, aviso de vencimento de boleto) e de relacionamento (cupom de desconto de boas-vindas, de aniversário e para clientes inativos) possibilitam um relacionamento ativo.
A partir daí, os relatórios mostram em tempo real métricas como taxa de abertura e conversão. A startup disponibiliza um período de 15 dias de teste grátis, no qual podem ser enviadas até 2.000 mensagens de e-mail marketing.
Saiba mais: