O e-commerce continua em ritmo de crescimento acelerado no Brasil, o que torna a disputa por clientes cada vez mais acirrada entre os lojistas do setor. Por isso, é importante adotar as melhores táticas para vencer a concorrência.
Segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), no final de 2022 o país já contava com 565.300 e-commerces, com 36 mil novos negócios no ano, o que corresponde a quase cem lojas virtuais abertas por dia!
Esses comércios devem movimentar R$ 186 bilhões neste ano, um crescimento de 9,5% em relação a 2022, com a estimativa de 395 milhões de pedidos a um tíquete médio de R$ 470. E para conseguir conquistar uma boa fatia desse mercado, o lojista deve adotar estratégias para se diferenciar e chamar a atenção dos consumidores.
Confira a partir de agora algumas dicas para sair na frente da concorrência no e-commerce:
Invista em soluções tecnológicas
Atualmente, muitas ferramentas estão disponíveis para facilitar a vida de quem comanda um comércio virtual.
Seja para melhorar as características técnicas dos sites – tornando-os mais atrativos, intuitivos e seguros –, para incrementar as estratégias de comunicação – como a plataforma da Emanda, que cria campanhas e dispara automaticamente e-mail marketing –, controlar o estoque ou a gestão da logística, essas inovações facilitam os processos, ajudando a entregar uma melhor experiência ao cliente.
Ofereça entregas rápidas
Esse é um diferencial cada vez mais valorizado pelas pessoas. Pesquisa da Capterra, plataforma de avaliação e seleção de software, mostrou que nada menos que 95% dos consumidores gostariam de reduzir os prazos de entrega.
Dessa forma, uma estratégia logística bem alinhada com fornecedores e transportadoras é fundamental para garantir a viabilidade e eficiência do processo, deixando um sorriso no rosto do cliente.
Conheça seus concorrentes
Na internet, a concorrência é global, o que torna a tarefa de conhecer quem compete com você pela clientela algo ainda mais complexo. Apesar de difícil, essa análise é obrigatória para gerar insights e garantir a competitividade do seu negócio.
Saber os pontos fracos e principais trunfos deles faz com que você possa estabelecer os seus diferenciais e melhorar seus gargalos. Para isso, vale ficar de olho nas mídias sociais dos concorrentes, analisar sua reputação em sites como Reclame Aqui, vasculhar as páginas da loja virtual, comparar preços e até se cadastrar em newsletters de outras empresas.
Dê atenção especial ao relacionamento com o consumidor
Atendimento ágil, educado e com foco na resolução das demandas. A fórmula é até simples, mas colocá-la em prática é um dos grandes desafios no dia a dia do comércio online.
Treinamento da equipe para tratar das reclamações e dúvidas; regras claras em relação a fretes e devoluções, atendimento individualizado e humanizado são alguns dos caminhos a seguir para ser bem-sucedido.
Lembre-se que o cliente é a razão do seu negócio e todo o esforço para ouvi-lo, e mostrar que ele é especial, nunca é demais.
Gostou das dicas? Conseguiu identificar em quais pontos seu e-commerce pode evoluir? Você também pode conferir no nosso blog dicas para fidelizar clientes e boas práticas para ter sucesso em marketplace, entre muitos outros conteúdos bacanas relacionados ao e-commerce. Confira!