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Dia do frete grátis: o que fazer para vender mais em 2023

Frete grátis! Tem gente que quando ouve essa frase aproveita logo para encher o carrinho nas lojas online. E esse benefício se tornou tão relevante que o varejo adotou o Dia do Frete Grátis, celebrado neste ano em 28 de abril.

Não é para menos que esse é um dos grandes atrativos para o consumidor, afinal, às vezes um valor alto cobrado pelo envio de um produto com preço atraente acaba desanimando o cliente, que acaba desistindo da compra.

Segundo levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), o frete grátis é o fator mais citado para a escolha de uma loja online (45%), à frente até dos preços baixos e promoções.

Origem do Dia do Frete Grátis

A data foi instituída em 2008 nos Estados Unidos, escolhendo um período de menor movimento para o comércio. O Free Shipping Day se espalhou pelo mundo e, no Brasil, passou a ocorrer na última semana de abril, com o objetivo de alavancar vendas antes da próxima grande data do calendário comercial, o Dia das Mães.

Com o crescimento rápido do e-commerce, que tem no frete um dos elementos mais estratégicos, os varejistas brasileiros aderem com mais força à data a cada ano.

Benefícios em oferecer frete grátis

As principais vantagens obtidas com essa tática são:

  • Alto poder de conversão;
  • Aumento das vendas;
  • Acréscimo nas visitas ao site;
  • Facilidade para fidelizar.

Dicas para lojistas aproveitaram o Dia do Frete Grátis

Como toda estratégia no e-commerce, uma campanha de frete grátis deve ser bem planejada, para garantir vendas e atrair mais clientes, sem prejudicar a saúde financeira da empresa.

Por isso, alguns cuidados são fundamentais:

  • Pesquise o mercado (compare os preços de concorrentes, saiba em que regiões estão seus clientes, o ticket médio e quais os produtos ideais para esse tipo de promoção);
  • Defina o tipo de campanha (o frete grátis pode ser oferecido a partir de um valor mínimo de compra; para entrega em determinadas regiões; para produtos e categorias selecionados; para novos clientes ou para os mais assíduos, por exemplo. Normalmente, incluir todos os produtos só vale a pena para lojistas que tenham mercadorias com alto valor agregado);
  • Escolha a duração da promoção (pode ser apenas no dia, durante uma semana ou até mais, dependendo do fôlego da sua estratégia);
  • Converse com as transportadoras parceiras (assim, você pode saber exatamente quando custará adotar o frete grátis e definir de que formas ele pode ser lucrativo);
  • Mantenha o estoque abastecido (principalmente de produtos com maior demanda e os que estarão em destaque no período da campanha de frete);
  • Informe com clareza as regras para frete grátis (nada de letrinhas miúdas! Seja honesto com o consumidor e mantenha a equipe de atendimento preparada para solucionar dúvidas).

Cada e-commerce tem suas particularidades, então a estratégia pode envolver diferentes tipos de produtos, como aqueles parados no estoque há muito tempo ou os com maiores valores, que compensam a isenção do frete.

Campanhas prontas para e-mail marketing

Então, já está pronto para aproveitar as oportunidades no Dia (ou Semana) do Frete Grátis? Aqui na Emanda, podemos te ajudar na formatação da sua campanha!

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Um benefício a mais é que elas geram relatórios em tempo real com métricas como taxa de abertura e conversão, que ajudam o lojista a aprimorar seu planejamento e definir a divulgação nas próximas datas comemorativas do ano e se preparar para fazer do Dia do Frete Grátis 2024 um sucesso ainda maior! Saiba mais em www.emanda.com.br