O Dia do Cliente (15 de setembro) está chegando e, com o consumidor cada vez mais exigente, o desafio é surpreendê-lo, para potencializar as vendas e criar uma relação que se torne duradoura.
No caso das lojas virtuais, em razão da grande concorrência, o desafio é enorme. Então, vale a pena utilizar todos os recursos possíveis – e eles são muitos, principalmente por causa da tecnologia – para tentar cativar o cliente.
Confira agora algumas dicas para tornar o Dia do Cliente uma data marcante para o seu negócio:
Crie uma campanha especial
O calendário do varejo é repleto de datas comemorativas: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Natal, Black Friday, Páscoa, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, Dia dos Avós, etc.
Todas elas são oportunidades para alavancar as vendas, e o Dia do Cliente tem um trunfo, pois engloba todo o seu público-alvo. É uma data em que você pode – e deve – agradá-lo, fazê-lo se sentir único e agradecer a atenção dele.
As empresas que já conseguiram obter informações sobre seus clientes largam na frente na hora de personalizar campanhas, mas todos podem recorrer às inúmeras ferramentas disponíveis para atrair os consumidores.
Então, cada ano é uma oportunidade para testar uma estratégia. Frete grátis, descontos por quantidades de produtos, promoções, cashback e brindes são alguns dos caminhos que costumam trazer bons resultados.
Aproveite todos os canais da sua marca! Vale e-mail marketing, mensagens por Whatsapp ou SMS, mídia paga em redes sociais como o Instagram e investimento em canais de comunicação variados que possam trazer benefícios de exposição.
Atualize o estoque antes do Dia do Cliente
Certifique-se de que os itens mais procurados sejam repostos adequadamente, afinal, de nada adianta atrair o cliente com uma boa oferta se não conseguir garantir a entrega do produto. Desse jeito, a frustração trará um efeito contrário ao pretendido, afastando o consumidor.
E aproveite para fazer promoções dos produtos que estejam parados no estoque. É uma excelente chance de renová-lo.
Invista no atendimento
Essa dica vale para todos os momentos e engloba uma série de ações: capacitação da equipe, atendimento rápido e de qualidade, disponibilidade, presença ativa nas mídias sociais e cortesia em toda a jornada de compra são algumas maneiras de conquistar e cativar seu público-alvo.
O fator humano não pode ser desprezado. Por mais que você tenha à disposição as melhores soluções tecnológicas, às vezes o cliente quer conversar com alguém de verdade. Por isso, as empresas investem a cada dia na humanização de suas marcas. Uma carta assinada pelo CEO da corporação pode tornar o cliente um fã e divulgador da marca, ao se sentir prestigiado.
Utilize ferramentas de CRM
As estratégias de CRM (Customer Relationship Management) são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer negócio. Investir no marketing de relacionamento pode fazer toda a diferença no crescimento de uma empresa.
Por isso, inúmeras ferramentas surgem para facilitar a tarefa de conhecer melhor as preferências de cada cliente, se preparar para encantá-lo e até antecipar seus desejos. Modernas soluções de automação ajudam a ganhar tempo e chegar às pessoas certas.
Nossa plataforma, aqui na Emanda, por exemplo, auxilia o CRM e engajamento dos clientes, permitindo que um e-commerce se conecte ao sistema para enviar e-mail marketing com campanhas personalizadas.
Elas são criadas automaticamente – com texto, layout e segmentação de clientes –, mas também podem ser personalizadas, de acordo com os objetivos do lojista. Campanhas de produtos, de recuperação de vendas e de relacionamento, além dos detalhados relatórios que revelam dados como a taxa de abertura e conversão, possibilitam aproximação com o cliente.
Essa solução é perfeita para uma campanha do Dia do Cliente, garantindo que o consumidor fique ciente das vantagens que a empresa vai oferecer na data, fazendo com que ele estreite os laços ou retorne após um longo período da última compra.
O que achou das dicas para surpreender e vender mais no Dia do Cliente? Reparou que elas podem ser adotadas em outros momentos do ano?
Confira outros conteúdos sobre CRM, e marketing digital no blog da Emanda. Você sabia, por exemplo, que enviar lembretes de PIX para os clientes?