O Dia das Mães se aproxima e, não à toa, o e-commerce se prepara para aproveitar o feriado para se destacar em vendas, pois ele é considerado a melhor data comercial do primeiro semestre. Para 2023, a expectativa é de um aumento nas vendas de até 7% na semana de 7 a 14 de maio, segundo dados da Voxus.
A empresa especializada em tecnologia da publicidade destaca também um fator relevante: as marcas e empresas que investem em ações específicas para o Dia das Mães podem aumentar em até 30% as vendas.
Após os efeitos da pandemia, as estimativas para este ano e os dados de 2022 animam o e-commerce: no ano passado, a semana do Dia das Mães rendeu um faturamento de R$ 142 milhões no comércio eletrônico, aumento de 6,8% em relação ao ano anterior, segundo dados da Nuvemshop.
Vale a pena também conferir os detalhes sobre as experiências de compra. O levantamento apontou que os setores líderes em vendas foram Moda, Saúde & Beleza e Acessórios, em um total de 2,48 milhões de produtos comercializados durante as três semanas anteriores à data, com ticket médio de R$ 245. O cartão de crédito (53,9%) e o PIX (18,2%) foram os meios de pagamento preferidos.
Então, com tudo isso em vista, é hora de se preparar para o grande dia! Confira algumas dicas para vender mais no Dia das Mães.
Calcule o estoque necessário para a data
Não pode sobrar – e nem faltar. Esse é um dilema permanente relativo ao estoque no comércio. Para encontrar o equilíbrio, é preciso conhecer seu público-alvo e se antecipar, garantir mais produtos com alto potencial de vendas e não exagerar no volume de itens mais caros e menos procurados.
Capriche na descrição dos produtos
Atualize seu site e verifique se as descrições e fotos têm o poder de cativar os consumidores. Faça textos detalhados e liste os diferenciais de cada produto, em atributos como qualidade, durabilidade, beleza e conforto.
Utilize as mídias sociais para divulgação
Mantenha todos os seus canais engajados na campanha de Dia das Mães, com um SAC que alie disponibilidade, cortesia e agilidade, e invista em publicações criativas, que aproveitem o teor sentimental da data.
Faça promoções e ofereça kits especiais
Assim como a sua loja virtual, todo o e-commerce está mobilizado às vésperas do Dia das Mães. Então, é preciso se destacar para conquistar os consumidores. Promoções, kits especiais temáticos, cupons, programas de fidelidade e cashback são algumas alternativas interessantes. Às vezes, um mimo como um cartão personalizado ou uma embalagem criativa pode encantar o cliente.
Ofereça vantagens para os clientes
Frete grátis, cupom de desconto, brindes. Em uma estratégia bem planejada, esses agrados podem valer a pena e compensar no tíquete médio final. O importante é calcular e oferecer condições que mantenham a lucratividade, como por exemplo, definir um valor mínimo ou uma quantidade mínima de produtos para oferecer desconto no frete.
Invista no pós-venda
Garanta uma experiência de compra impecável, do início ao fim. Da divulgação, passando por um site bem estruturado, até o cuidado com a entrega e o atendimento ao cliente, certifique-se que ele seja tratado de forma especial. Assim, uma boa venda no Dia das Mães se torna um chamariz para um relacionamento longevo.
Utilize e-mail marketing para ser lembrado
Pesquisas apontam que 72% dos consumidores elegem o e-mail como o principal canal de comunicação para empresas e que, somente no Brasil, são mais de 8 bilhões de e-mails enviados por dia.
Ou seja, é um canal que merece atenção e investimento. Com um ótimo custo-benefício, alto poder de influência na decisão de compra e a possibilidade de gerar estatísticas que serão aproveitadas para o aprimoramento da utilização da ferramenta, o e-mail marketing é uma maneira simples e eficiente de atrair e fidelizar.
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