Fazer com que o consumidor acesse a página do e-commerce é um dos desafios dos lojistas virtuais. Mas apesar de ser um passo importante para uma futura venda, o simples fato de o cliente chegar ao seu site não garante a efetivação da compra. Por isso, hoje vamos falar sobre alguns erros que levam o consumidor a desistir de compras online.
Segundo o relatório anual do E-commerce Radar, a média de abandono de carrinho supera os 80% no Brasil. Outra pesquisa, o anuário CX Trends 2023, da Octadesk e Opinion Box, listou os principais motivos que levam à desistência da compra online.
Frete muito alto (63%), preços elevados (56%), sentir que a empresa não é confiável (54%) e prazos de entrega muito longos (43%) foram os mais citados nas respostas, que também incluíram razões como reviews negativos da empresa e de produtos, problemas no atendimento, opções de pagamento que não atendem à expectativa, lentidão no site e falta de alternativas de parcelamento.
Então, é preciso ficar atento para não cometer os seguintes erros:
- Atendimento deficiente;
- Falta de variedade de meios de pagamento;
- Acumular avaliações ruins de clientes;
- Demora na entrega dos produtos;
- Problemas técnicos no site;
- Não oferecer opções de parcelamento de pagamento.
Como convencer o cliente a fechar a compra
O levantamento CX Trends mostra alguns caminhos apontados pelos consumidores entrevistados para evitar esses obstáculos ao fechamento da venda. Oferecer boas opções de frete (54%), diminuir o tempo de entrega (47%) e oferecer cupom de desconto para compras futuras (46%) ocupam o pódio das preferências.
Mas outras ações foram sugeridas, como melhoria de fotos e descrições dos produtos; desconto em pagamento por PIX ou Whatsapp; melhoria na navegação do site por smartphones; diminuição das etapas para conclusão da compra; diminuir a quantidade de informações pessoais solicitadas; mais comparações entre produtos; não obrigação de cadastro no site; adicionar review dos produtos e venda assistida.
Podemos incluir nessa lista de dicas outras iniciativas interessantes, como facilitar o cadastro, disponibilizar login por meio de páginas de redes sociais, fazer uma precificação eficiente, garantir que o resumo do pedido fique visível durante o acesso a diferentes páginas do site e estabelecer uma política atraente de devolução.
Outro ponto fundamental é uma estratégia de marketing para fortalecimento da reputação da marca, gerando confiança no consumidor. Uma comunicação eficiente é uma das chaves para estabelecer um relacionamento duradouro.
As newsletters são uma opção barata e com ótimo retorno. A ferramenta da Emanda, por exemplo, permite a criação, em poucos minutos, de campanhas completas que serão enviadas aos clientes, inclusive com a opção da campanha de carrinho abandonado, para lembrar dos itens deixados na sacola virtual.
Com tudo isso, o e-commerce poderá reduzir a taxa de abandono de carrinho, conquistar e fidelizar clientes. Então, está pronto para adotar melhorias na sua loja virtual?