As férias escolares de julho estão chegando e, com elas, oportunidades para o e-commerce impulsionar as vendas de alguns produtos, especialmente os ligados a atividades de lazer.
Setores de turismo, roupas, brinquedos, livros, papelaria e alimentação são alguns dos que melhor podem aproveitar o período. E não dá para negar que o maior contato da família com as crianças acaba favorecendo um aquecimento nas vendas. Às vezes é difícil para os pais e responsáveis não cederem a um pedido da criança, não é mesmo?
No ano passado, as vendas online no Brasil subiram 2,87% de junho a julho, com acréscimo de 1,47% no faturamento, de acordo com o indicador de consumo MCC-ENET. E isso considerando que junho tem uma data comemorativa que tradicionalmente alavanca as vendas, o Dia dos Namorados. Ou seja, julho deve ser enxergado com atenção pelo e-commerce.
Mas para que o mês seja uma época de lucratividade efetiva para as lojas virtuais, vale ficar atento a algumas dicas.
Planejamento
Essa é sempre uma palavra de ordem para o varejo, e nesse período é imprescindível. Gestão do Estoque, alinhamento com fornecedores, precificação, prazos atraentes de entrega, site funcionando perfeitamente: tudo isso vai influenciar o sucesso das operações.
Convencimento dos pais
Um detalhe importante é que vale a pena um empenho extra para fornecer informações detalhadas dos produtos, mostrar seus benefícios e diferenciais.
Afinal, quando uma criança pede uma lancheira nova, por exemplo, os pais querem saber sobre todas as particularidades das opções oferecidas – preço, capacidade, material, etc – e não costumam comprar impulsivamente simplesmente porque o filho gostou de uma estampa.
Atendimento caprichado
Mesmo que alguns pais ou responsáveis gostem de tirar férias junto com os filhos nesta época do ano, muitos outros estão em plena rotina de trabalho e ainda têm que conciliá-la a presença por um tempo maior dos filhos em casa.
Por isso, mais do que nunca, é importante oferecer um atendimento ágil, cortês e focado na resolução das demandas, seja para tirar uma dúvida, enviar informações complementares de um produto ou ouvir uma reclamação.
Diversifique os canais, prepare sua equipe e encante o cliente com um atendimento diferenciado, que mostre que você se preocupa com ele e quer manter uma relação duradoura.
Campanhas para as férias de julho
Estratégias de marketing explorando o mote das férias, dos arraiás (as festas julinas são cada vez mais comuns) e do inverno são valiosas para ajudar a incrementar as vendas em julho.
Nesse sentido, a Emanda pode facilitar a sua vida! Criamos a ferramenta mais simples e eficiente para a criação de campanhas e envio de e-mail marketing.
Com investimento a partir de R$ 59,99, em poucos minutos o lojista consegue conectar seu e-commerce à Emanda e fazer a integração automática com a base de clientes da loja, possibilitando a criação de campanhas que incluem com texto, layout e segmentação de clientes –, mas também podem ser personalizadas.
Um grande benefício é poder acompanhar os relatórios em tempo real com métricas como taxa de abertura e conversão.
Gostou das dicas para vender mais durante as férias escolares de julho? Se quiser aproveitar outras datas comemorativas para fazer campanhas especiais, fique de olho no calendário do mês de julho, que ainda tem o Dia da Pizza (10), Dia do Rock (13), Dia do Futebol (19), Dia do Amigo (20) e Dia dos Avós (26).