Conhecer os hábitos de quem compra no seu e-commerce é uma obrigação para conseguir manter um bom nível de vendas e alcançar a tão almejada fidelização. A partir dessas informações, seu negócio pode ter um planejamento mais claro e objetivo, de acordo com as demandas do cliente.
Por isso, estar por dentro de todos os detalhes que envolvem uma experiência de compra traz uma vantagem competitiva. E uma das questões a ser avaliada é em relação ao tipo de comportamento de compra.
Eles misturam questões racionais e emocionais, trazendo complexidade ao processo de decisão em uma experiência de compra, por isso, vale a pena saber mais sobre o tema para aumentar as chances de venda.
Confira agora no nosso Guia Definitivo de SEO quais são os quatro tipos identificados por especialistas.
Os quatro tipos de comportamento de compra
1- Compra complexa
Normalmente envolve produtos mais caros, que são comprados com menos frequência. Adquirir um automóvel ou uma televisão de última geração são alguns exemplos.
O alto risco envolvido em uma escolha errônea faz com que o consumidor pesquise bastante antes de tomar uma decisão. Com grande envolvimento emocional, ele procura avaliar uma série de fatores: preço, custo-benefício, reputação da marca, opinião de outros compradores e as suas próprias experiências anteriores de compra.
2 – Compra com dissonância cognitiva reduzida
Quando o consumidor não enxerga muita diferença entre diferentes marcas de determinado produto, ele faz uma escolha mais rápida, avaliando aspectos como preço, valor do frete, forma de pagamento e beleza do item, mesmo que ele tenha valores maiores.
Somente após a utilização do produto é que o cliente passa a formar uma opinião sobre a marca, que certamente irá influenciar as compras futuras.
3- Compra habitual
Os produtos que compõem o carrinho de compras todo mês são exemplos. O consumidor não tem grande envolvimento com marcas e nem vê grandes diferenças entre elas, fazendo escolhas rápidas, que costumam se repetir, baseadas em aspectos como bom atendimento do vendedor, preço e design.
4- Compra em busca de variedade
Similar à compra habitual, em relação aos itens de valor mais baixo e pouco envolvimento com as marcas. O consumidor se permite experimentar mais – e é atraído por inovações como um novo sabor ou fragrância, linha de produtos e promoções –, trocando de marcas com facilidade.
O comportamento de compra e o SEO
Conhecendo um pouco mais sobre os quatro comportamentos, surge a pergunta: como eles podem afetar uma estratégia de SEO?
Certamente eles podem fazer a diferença para atingir de forma mais assertiva o seu público-alvo, e já vamos mostrar por quê.
No caso do comportamento complexo, por exemplo, uma marca ou loja que consiga fornecer as informações certas – e tão importante quanto, na hora e nos canais certos – sai na frente.
Quando ocorre a dissonância cognitiva reduzida, é importante estabelecer uma comunicação que fortaleça a crença de que ele fez a escolha certa, e isso pode ser obtido com um trabalho focado em obter feedbacks positivos de outros clientes, reforçar a reputação em sites de avaliação, etc. Investir no bom relacionamento com o cliente é fundamental para tentar transformar esse tipo de comportamento.
De forma diferente, nas compras habituais, estratégias como atendimento diferenciado, oferecimento de amostras grátis, criação de conteúdos que apostem no envolvimento emocional e destaque de diferenciais da marca podem ser úteis para estimular o cliente a voltar sempre.
E, finalmente, na compra em busca de variedade, as promoções, presença em pontos de venda físicos e inovações nas linhas de produtos são práticas recomendadas para tentar fisgar o público.
Gostou das dicas? Confira também no nosso Guia as principais práticas de SEO e quais ferramentas podem te ajudar nessa tarefa, além de um glossário sobre o tema.