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Como funciona a ferramenta de e-mail marketing

O e-mail marketing é reconhecidamente uma estratégia eficaz e simples para promover campanhas no varejo. Mas você já parou para pensar como todo esse processo ocorre, da criação do conteúdo até a chegada às caixas de mensagens dos consumidores?

E quais são os benefícios gerados, tanto para o lojista quanto para os clientes?

Como criar um e-mail marketing

No e-commerce, o e-mail marketing tem como principal objetivo chamar a atenção do cliente para a loja virtual, destacando promoções e ofertas e pode conter links diretos para o site.

Acompanhe agora quais são os principais passos para montar um e-mail marketing:

  • Crie um modelo (esse template servirá de base para os e-mails, mas a intenção é ter uma forma que facilite a personalização, quando ela for necessária);
  • Escolha seu nome de remetente e capriche no título da mensagem (personalizar, colocando o nome de uma pessoa da empresa, costuma gerar mais empatia, e os títulos criativos e claros têm poder de atração maior);
  • Defina a frequência dos disparos (momento importante para estabelecer limites e não exagerar na quantidade, estabelecendo uma rotina que seja eficiente para o perfil de seus clientes);
  • Faça a segmentação de público (a personalização para determinados grupos é fundamental, impactando diretamente nas taxas de abertura e cliques das mensagens);
  • Monte sua lista de contatos (aproveite todas as informações que tiver sobre seus clientes e nunca compre listas prontas, para criar uma base sólida);
  • Teste diferentes variáveis (experimente horários, frequência, nichos, formatos e tipos de campanha e verifique quais trouxeram melhor retorno).

Benefícios do e-mail marketing

Aqui no blog a gente sempre fala sobre as vantagens do e-mail marketing. Você já conferiu, por exemplo, a resposta em relação ao questionamento se o e-mail marketing ainda funciona.

E com certeza já percebeu que a ferramenta tem uma série de atrativos, como um ótimo custo-benefício, alto ROI (Retorno sobre Investimento), métricas para avaliação de resultados, fortalecimento no relacionamento com o cliente, possibilidade de automatização, criação de jornadas personalizadas e segmentadas.

Em uma estratégia mais ampla de marketing digital, é um poderoso artifício para o lojista virtual gerar leads e fidelizá-los.

O lado do consumidor

Com a evolução das ferramentas para criação e envio de e-mail marketing, um antigo problema passou a ser evitado, já que desde os primórdios das mensagens por e-mail, a reclamação sobre a grande quantidade e pouco conteúdo relevante que chegava à caixa de entrada sempre foi algo comum.

Uma recente e importante evolução foi o surgimento e colocação em prática da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que obriga as empresas a consultarem os clientes acerca de suas preferências de comunicação, respeitando sua privacidade e trazendo dados importantes sobre as melhores maneiras de interagir com eles.

O maior cuidado em personalizar e criar conteúdo de qualidade, que interessa verdadeiramente ao receptor, também traz muitos ganhos ao consumidor, que é valorizado e têm suas expectativas atendidas.  

No caso da plataforma da Emanda, por exemplo, é possível criar campanhas variadas, personalizadas ou já prontas, focadas no que realmente importa para o cliente e, consequentemente, ampliando as chances de transformar esse contato em uma venda.    

E o melhor é que o investimento é baixo, a partir de R$ 59,99, e a solução permite um acompanhamento minucioso de relatórios, garantindo a possibilidade de experimentar diferentes estratégias em busca do melhor resultado. Saiba mais em www.emanda.com.br