Os marketplaces são plataformas muito procuradas pelos proprietários de lojas virtuais. Afinal, esses espaços disponibilizados por grandes varejistas para venda de produtos de outros lojistas têm grande visibilidade como um de seus trunfos.
No caso de quem está dando os primeiros passos no e-commerce, o marketplace também pode trazer mais segurança, com seus protocolos, e ajudar o negócio a conquistar clientes de forma mais rápida.
Mas apesar de muitas vantagens, para usar essa vitrine é preciso um esforço maior para se destacar frente à concorrência, com tantas lojas anunciando simultaneamente.
Você já conferiu aqui no blog o que é e quais as vantagens de fazer parte de um marketplace, e agora vamos aprofundar as dicas de boas práticas para ter sucesso no marketplace.
A escolha do marketplace
Faça parceria com alguma plataforma que seja relevante para o seu segmento. Pesquise bastante, avalie as taxas cobradas por cada uma delas e o perfil do público que atingem, além de detalhes como o suporte oferecido e a reputação dos sites.
Categorização
Faça a categorização de seus itens de forma inteligente. Muitos clientes iniciam suas buscas de produtos por categorias. Ao dedicar atenção a esse detalhe, a chance de visita será muito maior (o próprio marketplace passa a recomendar seus produtos quando os clientes selecionam itens semelhantes ou complementares de outras lojas virtuais inseridas na plataforma).
Descrição dos produtos
Crie descrições claras e completas dos produtos, e ao mesmo tempo marcantes, destacando os diferenciais e características técnicas importantes (a ideia é que não fiquem dúvidas para o cliente, para facilitar a decisão de compra).
Regras
Siga as normas do marketplace, observe as maneiras de obter mais destaque, assim como agir para evitar punições.
Frete
Disponibilize opções de frete grátis ou econômico, nas compras acima de determinado valor ou quantidade de itens. O prazo de entrega também é um ponto importante para convencer os compradores.
Imagens
Use fotos com boa definição e, se for o caso, também em quantidade, para mostrar todos os ângulos de um calçado ou de um móvel, por exemplo.
Preço
Precifique com exatidão, tendo itens com valores atrativos, mas que garantam bom retorno (o monitoramento dos preços dos concorrentes é fundamental).
SAC
Tenha um atendimento de excelência, com respostas rápidas e assertivas. Atenção especial ao pós-venda, com regras claras sobre o processo de devolução de produtos.
Experiência de Compra
Ofereça uma jornada de compra única para o cliente. O primeiro contato pode ser pelo marketplace, mas esse é apenas o passo inicial para fidelizá-lo. Encante e conquiste pelos seus diferenciais.
Avaliações
Incentive seus clientes a avaliarem seus produtos e serviços, reforçando sua reputação. A maioria dos consumidores pesquisa avaliações prévias antes de decidir pela compra.
Campanhas
Faça campanhas especiais em datas comemorativas e períodos promocionais tradicionais, como Black Friday, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, etc.
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