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Dia do Consumidor: saiba como a data surgiu e tenha insights para bons negócios

Você já está acostumado a acompanhar aqui no nosso blog estratégias e dicas práticas para que seu e-commerce conquiste mais clientes e aumente as vendas. E com o Dia do Consumidor (15 de março), não poderíamos deixar passar a oportunidade de agradecer aos clientes e reforçar a nossa missão de oferecer soluções inovadoras e informação de qualidade para proporcionar a melhor experiência de compra para os consumidores.

Aproveitando a data, vamos falar um pouco sobre a origem do Dia do Consumidor e ações que ajudam no engajamento. Vamos lá?

O que John Kennedy tem a ver com o Dia do Consumidor?

O ex-presidente norte-americano foi a inspiração para a data. Em 15 de março de 1962, John Kennedy fez um discurso histórico sobre os direitos do consumidor no Congresso, ressaltando quatro direitos fundamentais: à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido.

A partir da década de 1980, a ONU (Organização das Nações Unidas) adotou os direitos do consumidor como suas diretrizes, e o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor começou a ser celebrado. No Brasil, desde os anos 1970 algumas associações voltadas ao respeito dos direitos dos consumidores começaram a aparecer regionalmente, mas foi com a instituição do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1991), que a maior conscientização e debates sobre o tema se intensificaram.

Bons negócios

Com o tempo, o Dia do Consumidor ganhou o status de uma data importante no calendário do comércio, sendo considerada hoje uma espécie de “Black Friday do primeiro semestre”, como um período de oportunidades para os lojistas e de muitos descontos para os compradores.

No ano passado, o e-commerce nacional registrou faturamento de R$ 722 milhões, 22% a mais do que no ano anterior, com 1,5 milhão de pedidos, segundo a empresa de monitoramento Neotrust.

Seja no Dia, na Semana ou no Mês do Consumidor, é um momento de estreitar o relacionamento com os clientes, oferecer promoções e benefícios para estimular as compras e fidelizá-los. 

Engajamento

Algumas estratégias que costumam ser adotadas com sucesso na data, e que podem ser utilizadas em qualquer outro dia festivo, como o Dia das Mães ou Dia dos Namorados, e incorporadas ao dia a dia do e-commerce são:

  • Saiba tudo sobre seu cliente (todo mundo gosta de ser ouvido e, além disso, esse feedback é valioso para o lojista melhorar e superar as expectativas);
  • Tenha um atendimento de excelência (todo contato é uma oportunidade para encantar o cliente); 
  • Fique de olho na concorrência (para se destacar de verdade, é preciso ter diferenciais, e o lojista só conseguirá descobri-los ao observar as ações dos concorrentes);
  • Fortaleça sua marca (ganhar autoridade no nicho em que você atua faz com que sua empresa se torne referência);
  • Aposte em divulgação (seja omnichannel: crie canais de comunicação variados, explore as possibilidades de todas as mídias sociais e plataformas, faça campanhas, ofereça conteúdo relevante, produza newsletters e envie e-mail marketing para ser sempre lembrado);
  • Crie uma experiência única (personalização é a palavra-chave. Faça seu cliente se sentir especial para que ele se torne um fã e ajude a engajar mais consumidores). 

Então, tenha em mente que “todo dia é Dia do Consumidor” e não meça esforços para entregar os melhores produtos, serviços e experiências para seus clientes, afinal, eles são a razão do seu negócio.

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