O marketing digital é uma ferramenta poderosa para divulgar e alavancar as vendas no e-commerce. Mas é preciso certo conhecimento e preparação adequada para agregá-lo de maneira eficaz ao seu negócio.
Confira algumas boas práticas de marketing digital para ajudar a sua loja virtual a ter sucesso:
Invista no planejamento
Defina objetivos e ações em curto, médio e longo prazo. Realize um estudo de persona para definir seu público-alvo e crie um calendário para divulgação e promoções ao longo do ano, aproveitando datas comemorativas.
Confira as principais datas comemorativas de 2023
O planejamento financeiro também é fundamental para definir estoque e capital disponível para investimento em tecnologia e pessoal.
Aposte no marketing de conteúdo
Essa vertente do marketing é umas das principais estratégias do Inbound Marketing. Ela é importante para atrair clientes, gerar interação e conversões orgânicas. Ao criar conteúdo original e de relevância, você cria uma conexão com o consumidor, que passa a receber com frequência informações atrativas.
E como estabelecer esse contato? Artigos, posts em redes sociais como Instagram e Facebook e matérias em blogs com aplicação de técnicas de SEO (Search Engine Optmization) melhoram a exposição do seu e-commerce em mecanismos de busca como o Google, a partir de palavras-chave que seu público procura.
Experimente o marketing de influência
Parcerias com influenciadores digitais é algo cada vez mais usual nas estratégias de marketing digital. Procure os profissionais que tenham mais afinidade com a área e público de seu interesse.
Conforme as postagens deles sobre a sua loja e produtos vão ganhando engajamento, o crescimento de acessos e vendas é praticamente imediato, e normalmente essas parcerias não têm custo tão alto.
Estimule avaliações na sua página
Uma pesquisa do Spiegel Research Center revelou que, à medida que os produtos começam a exibir avaliações, as taxas de conversão aumentam rapidamente. A probabilidade de compra de um produto com cinco avaliações é 270% maior do que a de compra de um produto sem avaliações.
Outro estudo, da Ebit/Nielsen, mostrou que mais de 90% dos consumidores confiam mais nas avaliações de outros compradores do que nas propagandas das marcas.
Utilize o e-mail marketing
O bom e tradicional e-mail marketing é uma ferramenta que não pode ser desprezada. A partir de baixo investimento, ele possibilita um dos melhores ROI (Retorno sobre Investimento) entre os canais de marketing, especialmente no e-commerce.
Uma das grandes vantagens é sua previsibilidade, pois não depende de nenhum algoritmo, como os outros canais, para chegar ao destinatário. Aí cabe a você a tarefa de convencer o cliente a conferir o conteúdo.
Confira algumas dicas de como fazer um e-mail marketing atraente
A Emanda pode te ajudar nessa tarefa, com uma solução que auxilia o CRM (Customer Relationship Management). Com nossa plataforma, em poucos minutos o lojista consegue conectar seu e-commerce à Emanda e fazer a integração automática com a base de clientes da loja, possibilitando a criação de campanhas completas.
Estabeleça métricas de desempenho
Uma estratégia eficiente de marketing de digital precisa incluir uma avaliação constante dos resultados obtidos. E a melhor maneira é por meio de indicadores e métricas.
Alguns itens para serem acompanhados são:
- Ticket Médio: calcula o quanto um cliente traz de receita para a empresa.
- CAC (Custo de Aquisição de Clientes): relação entre gastos com marketing e o número de clientes.
- ROI (Retorno Sobre Investimento): comparação entre os gastos e o crescimento de vendas.
- CPA (Custo Por Aquisição): relação entre gastos e a geração de leads.
- LTV (Lifetime Value): analisa o tempo total de negócios com um cliente.
- Taxa de Conversão: diferença entre a quantidade de visitas que a loja virtual recebe e o número de vendas realizadas.
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