Você já utilizou o Google Shopping para impulsionar as vendas do seu e-commerce? A vitrine virtual do Google, a principal ferramenta de buscas da internet, é um importante canal para explorar.
A plataforma permite visualizar produtos, comparar preços e acessar as lojas virtuais para concluir as compras. Considerando que o Google contabiliza cerca de 100 bilhões de consultas por mês, 15% delas inéditas, dá para ter uma noção do alcance.
Por outro lado, segundo o relatório NuvemCommerce, da NuvemShop, apenas 14% das lojas virtuais utilizaram o Google Shopping em 2022. Ou seja, seu e-commerce pode largar na frente na corrida por novos clientes e mais vendas.
Google Merchant Center
Seja nas opções gratuita ou paga, ele oferece a oportunidade de anúncios para os lojistas que estiverem cadastrados no Google Merchant Center, ferramenta para realização de upload dos dados do produto e da loja para o Google e para promovê-los com os anúncios do Shopping e outros serviços da empresa.
Se estiver disposto a pagar um anúncio na plataforma, os produtos patrocinados aparecerão em destaque logo na página inicial do Google. Já na versão gratuita, os itens aparecem depois dos anúncios, na aba “Shopping”.
O Google Ads é a plataforma de anúncios que permite criar e acompanhar os resultados de suas campanhas no Google Shopping. Por meio dele, é possível definir qual o objetivo da campanha e orçamento.
Mas mesmo em um anúncio free é possível conseguir bom retorno, se houver uma estratégia de marketing bem definida.
Benefícios trazidos pelo Google Shopping
- Aumento do tráfego no e-commerce;
- Geração de leads qualificados, que demonstraram interesse no produto;
- Crescimento das taxas de conversão;
- Destaque das imagens de produtos;
- Maior exposição em buscadores;
- Relatórios para monitoramento detalhado;
- Melhoria da experiência para o cliente.
Boas práticas para ter sucesso no Google Shopping
Confira agora algumas dicas para conseguir destaque na plataforma, começando com itens relacionados ao SEO (Search Engine Optimization) – em português, Otimização para Mecanismos de Busca.
- Faça um título atrativo e conciso para ganhar relevância na plataforma e conquistar os clientes. O limite para títulos é de 150 caracteres, mas dependendo da tela dos dispositivos móveis, o usuário vê uma quantidade menor de caracteres. Por isso mantenha as palavras-chave mais importantes no início.
- Capriche na descrição do produto. O limite é de 5.000 caracteres, mas vale listar o mais importante nos primeiros 500 caracteres. Faça um texto informativo, incluindo aspectos como tamanho, material, especificações técnicas e demais características dos produtos, destacando seus benefícios para o cliente.
- Utilize imagens com boa resolução e priorize fundos brancos.
- Defina um preço competitivo.
- Mantenha sempre seus dados atualizados (reenvie o feed sempre que atualizar o banco de dados do seu e-commerce).
- Fique de olho na concorrência, comparando e aprendendo com ela.
- Insira a contagem de estoque na página do produto, para não correr o risco de vender algum item esgotado.
- Conheça seu público e defina melhores horários para anúncios (faça pesquisas sobre hábitos do consumidor para escolher horários com maiores taxas de cliques e ajuste seus lances de acordo com a demanda).
- Utiliza frases promocionais nos anúncios, como frete grátis ou descontos.
- Conquiste boas avaliações de vendedor para ganhar credibilidade.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre o Google Shopping, que tal conferir nossos artigos sobre fidelização de clientes e dicas para concorrer com as grandes lojas virtuais?