Fidelização. Essa palavra é quase um mantra para qualquer lojista. Todos sabem que sai mais barato manter um cliente do que conquistar um novo, por isso é importante cativá-lo para que volte sempre à sua loja virtual.
Mas como fidelizar os seus clientes? Conheça agora 3 estratégias para colocar em prática no seu e-commerce e sair na frente em 2023.
Entenda o consumidor
Esse é um dos passos fundamentais, desde a concepção da loja virtual. É preciso saber quem é o seu público-alvo, quais tipos de produto ele procura, qual a forma de pagamento preferida. Você sabe o que ele mais valoriza? É qualidade, preço, frete grátis?
Esteja sempre aberto para ouvir o consumidor, suas dúvidas, reclamações, sugestões e elogios. Os feedbacks são muito valiosos para aprimorar seus produtos e serviços.
Faça pesquisas de mercado, envie questionários e mantenha um canal de comunicação frequente.
Ofereça facilidades para ele se decidir pela compra
O que pode fazer a diferença entre uma compra realizada e um carrinho abandonado? Cada cliente tem suas preferências: para alguns, a variedade de meios de pagamento pode ser um diferencial; para outros, os cupons de desconto dão uma forcinha para se decidir; há também os que não abrem mão de vantagens no frete e aqueles para quem a entrega expressa é primordial.
Crie uma experiência de compra inesquecível
Para fidelizar é preciso cativar. Para isso, o lojista tem que fazer diferente, estando atento a todos os detalhes da jornada de compra:
- Garanta o perfeito funcionamento do site;
- Ofereça um atendimento caprichado;
- Disponibilize formas variadas de pagamento;
- Ofereça cupons de desconto, cashback e brindes;
- Tenha um pós-venda impecável;
- Trace uma estratégia de marketing digital;
- Crie um programa de recompensas;
- Faça campanhas especiais em datas comemorativas.
Enfim, entregue para o cliente mais do que ele espera. Esse é o segredo para encantar quem é mais importante para manter a longevidade e lucratividade da sua loja virtual!
Campanhas de fidelização da Emanda
A fidelização de clientes tem mais chance de êxito com a utilização da tecnologia para impulsionar campanhas de marketing.
Aqui na Emanda, desenvolvemos uma solução que permite a criação de campanhas de produtos (com promoções, newsletters automáticas e manuais), de recuperação de vendas (com lembretes de carrinhos abandonados, lembrete de PIX não efetuado, aviso de vencimento de boleto) e de relacionamento (cupom de desconto de boas-vindas, de aniversário e para clientes inativos).
E o melhor é que é muito fácil utilizar a ferramenta: ao fazer o cadastro, a integração com a base de clientes da loja é automática. Depois, é só escolher o tipo de campanha – que é criada com texto, layout e segmentação de clientes –, mas também pode ser personalizada. Os lojistas ainda podem acompanhar relatórios que mostram em tempo real métricas como taxa de abertura e conversão.
Com um investimento a partir de R$ 59,99, podem ser enviados de 2.000 a 200.000 emails por mês, dependendo da estratégia da empresa e da base de clientes.
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