Muitas oportunidades e aumento nas vendas: esse é o panorama para o Natal 2022. As estratégias para se destacar e vender mais no Natal são variadas, mas em comum têm a necessidade de se diferenciar da concorrência.
Após uma Black Friday considerada morna pelo varejo, com leve queda nas vendas em relação a 2021, a última grande data comemorativa do calendário é vista com otimismo pelo setor.
Segundo pesquisa da MindMiners, 68% dos consumidores brasileiros pretendem comprar presentes no Natal deste ano. Outro estudo, este da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostra que o número vai um pouco além, chegando a 73%.
Filhos, parceiros e mães aparecem como principais presenteados na data e cada pessoa deve comprar presentes para outras duas ou três, em média. E mais da metade dos brasileiros pretendem comprar presentes para si. Os levantamentos também revelam que o ticket médio das compras de Natal deste ano deve ser de R$ 132.
Como vender mais no Natal
No Natal do ano passado, quase metade dos consumidores fizeram suas compras online, em uma tendência que vem crescendo a cada ano.
Separamos algumas dicas para conseguir aproveitar o aumento de movimento no varejo digital nas últimas semanas do ano. Confira:
1- Planeje com antecedência
Quem consegue fazer um planejamento bem estruturado amplia a chance de sucesso na campanha de Natal. Os consumidores que visitaram a sua loja online há algumas semanas, na Black Friday e Cyber Monday, podem ter sido conquistados pelos seus atrativos e estarem prontos a voltar para as compras de Natal.
Uma estratégia mais ampla, feita desde o início do ano, converte compradores engajados. Como já estamos perto do Natal, um detalhe importante é garantir a entrega antes da data, para não gerar frustração. Para isso, deixe claras as condições e prazos.
2- Prepare sua plataforma de e-commerce
Não economize nos testes em seu site. Ele precisa funcionar com todas as suas funcionalidades, com páginas carregando rápido e preparado para aumento na quantidade de acessos.
3- Invista no atendimento
Uma equipe treinada, que demonstra cortesia e disponibilidade para ajudar e resolver problemas, cativa qualquer cliente.
4- Faça promoções
O preço é o principal fator que influencia a decisão de compra, e ofertas e condições especiais são sempre citadas como diferenciais importantes para convencimento.
5- Ofereça opções variadas e facilitadas de pagamento
Cada consumidor tem seus hábitos e preferências, e isso se reflete no momento de pagamento. Parcelamento, condições especiais para pagamento à vista, cartão de crédito, Pix… Quanto mais abrangentes, mais chances de agradar e fazer os presentes de Natal caberem nos mais variados bolsos.
6- Crie kits de presentes
Essa é uma excelente maneira de aumentar a quantidade de itens vendidos. Aqui, vale experimentar estratégias diferentes: um item caro com outro mais barato; um popular e outro com menos saída; um considerado essencial e outros complementares. E os kits dão margem para bons descontos, principalmente os que contêm muitos produtos.
7- Crie um clima de Natal na sua loja virtual
O visual tem grande poder de cativar os visitantes. Assim como nas lojas físicas, deixe seu e-commerce com a “cara” da data, simpático e acolhedor. Papai Noel, renas, pacotes de presente, luzes, gorros e as clássicas cores vermelho, verde e branca são algumas das alternativas para banners e detalhes no design da página da sua loja.
8- Utilize e-mail marketing e outras ferramentas de divulgação
O e-mail marketing é um canal de comunicação barato e eficiente para mostrar aos seus clientes os destaques da sua campanha de Natal. Ferramentas inteligentes como a criada pela Emanda permitem a criação de campanhas personalizadas e automatizadas, com segmentação de público, alertas e cupons de desconto e cashback. Não negligencie suas mídias sociais, que também são relevantes para a comunicação com o consumidor.
9- Ofereça condições atraentes de entrega e se prepare para a demanda
Entregas expressas e descontos no frete são alguns dos trunfos para a data, mas é importantíssimo oferecer condições realistas, previamente calculadas, para que as entregas cheguem até o prazo determinado.
10- Envie brindes para os clientes
Quem não gosta de receber um mimo? Não precisa ser nada muito caro, mas um brinde marca bastante para demonstrar carinho e agradecimento aos clientes, sendo uma forma simples de buscar fidelidade.
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