A Black Friday 2022 registrou um faturamento total de R$ 6,1 bilhões e ticket-médio de R$ 618,16 no Brasil. Apesar de uma pequena queda em relação ao ano passado, a data de descontos deste ano movimentou bastante o e-commerce. E que tal transformar a compra de Black Friday em compra de Natal na sua loja virtual?
Quem apostou em programas de cashback durante a Black Friday pode colher bons resultados com a proximidade do Natal. Afinal, quem recebeu de volta uma porcentagem do valor de compra está esperando uma boa oportunidade para utilizar esse crédito. E a expectativa do mercado varejista nacional é de que as compras natalinas registrem aumento em 2022, com injeção de R$ 66,6 bilhões na economia.
Se você acompanha o nosso blog, já conhece os benefícios e as melhores maneiras de usar o cashback.
E também sabe que estudos como o do Global Cashback Report e da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização mostram que programas de fidelidade que ofereceram cashback como benefício aos seus clientes tiveram um crescimento de mais de três vezes em suas taxas de conversão, e que 55% dos clientes disseram que dão preferência para compras que oferecem cashback.
Um trunfo relevante do modelo é que ele permite que o cliente compre quando achar mais conveniente. E no Natal, quem não quer presentear alguém especial, ou até a si mesmo?
Estratégia permanente
Como vimos, o cashback pode trazer um excelente retorno em crescimento de vendas, mas também outros benefícios, como maior visibilidade para a loja, atração de novos clientes, dados mais detalhados sobre os consumidores e fidelização, com aumento considerável na chance de recompra.
Quem utilizou a estratégia na Black Friday pode aproveitar para lembrar os clientes de usarem o benefício no Natal e, mais uma vez, oferecer a vantagem aos clientes. E quem quer testar pela primeira vez o cashback, tem na última data especial de vendas do ano uma grande chance.
Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, 71% dos brasileiros esperam os saldões e promoções para fazerem suas compras. Por isso, ações promocionais como cashback, cupons de desconto, brindes e frete grátis fazem sucesso em datas como a Black Friday e o Natal.
Dicas para implantar estratégia de cashback
Para aproveitar de maneira eficiente a estratégia de oferecer cashback durante as vendas de Natal é preciso tomar alguns cuidados.
Entre os preparativos está a definição do melhor percentual de recompensa (a partir de uma reavaliação da precificação), avaliação do CAC (Custo de Aquisição de Cliente); utilizar ferramentas tecnológicas para integrar a funcionalidade ao e-commerce e definir metas realistas.
É importante que o modelo de desconto faça parte de uma estratégia mais ampla de marketing, que envolva outras iniciativas. E outra ação fundamental é, após a passagem do Natal, avaliar os resultados e pedir feedback aos clientes, para já preparar as próximas campanhas.
Campanha Emanda cashback
A campanha de cashbak aqui da Emanda permite que os clientes da plataforma gerem cupons 100% automáticos na loja virtual. Eles também podem gerenciar o prazo e emitir lembretes para os clientes utilizarem o cupom de desconto em um prazo, que pode ser ajustado pelo vendedor.
A ferramenta evita problemas com cupons usados de maneira aleatória ou equivocada, e permite a geração de relatórios de utilização do cupom, seja pelo cliente ou mesmo se ele enviar para um amigo.
A Emanda disponibiliza um dashboard com informações para o lojista acompanhar o andamento de envios e utilização. Quem ainda não é cliente da Emanda, pode aproveitar a facilidade assim que fizer seu cadastro e escolher o melhor plano para suas necessidades. É tudo rápido, fácil e transparente.
Então, percebeu as vantagens da adoção do cashback? Está pronto para transformar essa estratégia em rotina no seu e-commerce?