O e-mail marketing foi uma das estratégias pioneiras de divulgação de produtos e serviços, nos primórdios da internet, e até hoje ainda é muito utilizado para campanhas de e-commerce. Muita gente que ainda não investe na ferramenta tem aquela dúvida: o e-mail marketing ainda funciona, em meio a tantas opções para tentar se conectar aos clientes?
O questionamento pode até fazer sentido se considerarmos o leque de alternativas para divulgação dos dias de hoje – com uma série de soluções, principalmente online –, mas o retorno de quem investe em e-mail marketing prova que essa ferramenta é uma das mais eficientes, com um custo-benefício bem interessante em comparação com campanhas de marketing em mídias sociais como Instagram e Google, por exemplo.
A força do e-mail
Estudos de especialistas de marketing digital apontam que existem mais de 4,3 bilhões de contas de e-mail no mundo e que 61% dos usuários acessam diariamente suas caixas de entrada. Esses levantamentos também mostram que 72% dos consumidores elegem o e-mail como o principal canal de comunicação para empresas e que, somente no Brasil, são mais de 8 bilhões de e-mails enviados por dia.
O e-mail marketing possui um ROI (Retorno sobre Investimento) alto, que pode gerar R$ 38 a cada R$ 1 investido em média. E quase 80% vêm a partir de campanhas automatizadas. Outro dado relevante é que um e-mail consegue obter até 40 vezes mais engajamento do que um post nas redes sociais. Os números são superlativos e reforçam a popularidade e o alcance do e-mail.
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Uma informação interessante é que menos da metade das empresas nacionais utilizam e-mail marketing para promoção, ou seja, quem investe na ferramenta sai na frente.
6 motivos para usar e-mail marketing
1- É barato, com ótimo custo-benefício
Dá para criar uma campanha de e-mail marketing em poucos minutos e com investimento baixo, poupando tempo e recursos financeiros.
2- Pode ser automatizado
Ferramentas modernas permitem a confecção de campanhas para datas especiais, públicos e periodicidade pré-definidos.
3- Tem alto retorno de investimento
Como vimos, o potencial do ROI do e-mail marketing é imbatível na comparação com outras formas de investimento em marketing digital.
4- Permite criação de jornadas personalizadas e segmentadas
Uma estratégia bem feita permite que o e-mail chegue à pessoa certa, no momento certo, com o conteúdo certo.
5- Agrega métricas para avaliar os resultados
As melhores soluções para e-mail marketing permitem o acompanhamento detalhado de estatísticas, fazendo com que a estratégia possa ser reavaliada e melhorada.
6- Fortalece o relacionamento com o cliente
O e-mail marketing é um dos canais que mais influencia a decisão de compra dos consumidores e serve para mostrar os diferenciais dos seus produtos e serviços.
E-mail marketing fácil e eficiente
Você já percebeu que o e-mail marketing, dentro de uma estratégia bem pensada de divulgação, pode fazer a diferença na conquista e fidelização de clientes.
E para aproveitar todos os benefícios oferecidos por ela, é possível utilizar ferramentas modernas que facilitam muito esse processo.
Aqui na Emanda, desenvolvemos uma solução para ajudar no CRM (Customer Relationship Management). Com ela, em poucos minutos o lojista consegue conectar seu e-commerce à Emanda e fazer a integração automática com a base de clientes da loja, possibilitando a criação de campanhas que incluem com texto, layout e segmentação de clientes –, mas também podem ser personalizadas.
Quando elas começam a rodar, são gerados relatórios em tempo real com métricas como taxa de abertura e conversão. É uma opção que necessita de baixo investimento (a partir de R$ 59,99), que pode ser formatada para a necessidade de cada empresa, com envios de 2.000 a 200.000 mensagens por mês.
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