Você sabe quais são as vantagens de fazer parte de um marketplace?
Esse espaço para compra e venda de produtos, que funciona como uma espécie de shopping center virtual, reúne diversos varejistas expondo seus produtos em uma vitrine de ampla visibilidade.
Os maiores marketplaces do país – como Mercado Livre, Amazon, B2W (que engloba marcas como Americanas, Submarino e Shoptime), Via Varejo (Extra, Casas Bahia e Ponto), Magalu (Magazine Luiza, Netshoes e Zattini), Shopee e Aliexpress – crescem com a venda de produtos variados aproveitando o boom do e-commerce, que se fortaleceu bastante durante a pandemia.
Ao mesmo tempo, marketplaces de nichos específicos surgem como opções interessantes para algumas empresas menores que buscam um direcionamento mais claro para seu público: Elo7 (produtos artesanais), Centauro (esportivos), Dafiti (moda), MadeiraMadeira (produtos para casa), etc.
Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o setor cresceu 19% em 2021. A entidade prevê aumento de pelo menos mais 12% neste ano, com um consequente salto de R$ 151 bilhões para R$ 170 bilhões no faturamento.
Outro estudo, da NielsenIQ, projeta crescimento de 2% no terceiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado. Já a pesquisa feita pelo Google e a Euromonitor International aposta em um crescimento de até 42% no mercado virtual até 2025.
São mais de 83 milhões de consumidores online atualmente, em um mercado com boas oportunidades para os lojistas, mas também com muita concorrência.
Características do marketplace
Para se destacar, as empresas buscam cada vez mais os marketplaces para venderem no ambiente virtual. A presença em uma plataforma reconhecida e com tráfego intenso de clientes aumenta muito a possibilidade de alcance de públicos abrangentes.
Mas como funciona a integração do seu e-commerce com um marketplace? Após um estudo de mercado e a escolha da plataforma que pode atender de maneira mais satisfatória os seus objetivos, é preciso fazer um cadastro e estabelecer um contrato para disponibilizar os produtos que serão anunciados no site.
Pré-requisitos como ser uma pessoa jurídica e emitir notas fiscais, além de atender às normas de precificação de produtos, categorização, formas de pagamento, opções logísticas e aceitar as condições das taxas por transação são outros aspectos que o lojista deve respeitar.
Benefícios do marketplace
As vendas da sua loja serão mais fortes com um bom SEO (Search Engine Optimization) gerado pelo marketplace. A otimização para mecanismos de busca permite que seu negócio seja encontrado nos principais meios de busca na internet, como o Google, Yahoo! e Bing.
A integração com um marketplace, trará uma melhoria robusta no SEO, melhorando o posicionamento da marca e tornando sua loja mais acessível aos clientes nas buscas online.
Confira algumas outras vantagens em fazer parte de um marketplace:
– Maior alcance e diversificação de clientes;
– Exposição de produtos e mais vendas;
– Baixo investimento;
– Oferecer melhor experiência;
– Mais segurança;
– Rapidez nas entregas.
Dicas para se destacar em um marketplace
– Utilize linguagem direta, clara e informativa na descrição dos produtos;
– Categorize seus produtos, para que eles possam ser achados com mais facilidade;
– Use imagens com boa qualidade para chamar atenção para os seus produtos;
– Ofereça um frete competitivo;
– Tenha preços atrativos;
– Mantenha uma boa reputação nas avaliações dos clientes (atendimento, produtos de qualidade e entrega rápida são alguns dos itens que agradam os consumidores);
– Utilize a tecnologia a seu favor (mesmo que você aproveite as iniciativas de divulgação do marketplace, também pode traçar uma estratégia própria para atingir seu público-alvo. E-mail marketing inteligente, presença em mídias sociais como Instagram, Whatsapp e Facebook são iniciativas que costumam gerar bons resultados).