O Digitalks Expo 2022, maior evento de economia digital e tecnologia do Brasil, foi palco de debates nos dias 24 e 25 de agosto no São Paulo Expo, na capital paulista, com um público recorde de mais de 8.100 participantes.
De volta ao formato presencial e seguindo o benchmarking dos maiores eventos digitais da Europa, contou com 12 auditórios, 350 palestrantes nacionais e internacionais e 120 expositores, além de área de negócios com as principais empresas do setor.
No talk show inaugural do Palco Congress, a pensadora digital Martha Gabriel conversou com Tânia Cosentino, presidente da Microsoft no Brasil, sobre tecnologia e futuro dos negócios.
Para Tânia, o atual momento de conexão gera experiência para as pessoas e empresas. “Cada um de nós é único e as experiências servem para gerar experiências individuais. As empresas devem enxergar cada pessoa como única”.
A executiva destacou que a segurança da informação precisa vir sempre em primeiro lugar. Segundo ela, na Microsoft, a inteligência artificial possibilita a identificação de mais de 43 trilhões de cibercrimes de forma constante. A presidente da Microsoft revelou que a tecnologia de biometria de voz vem sendo testada com sucesso na empresa.
Martha Gabriel lembrou que uma empresa grande consegue se recuperar após um ataque cibernético, mas para as pequenas ele pode significar o fim. “Contamina-se a rede e, muitas vezes, a reputação e o preço para recuperá-las é muito alto”.
Mais destaques do Digitalks Expo 2022
Modelos de trabalho
Felipe Rizzo, CEO da WeWork, Sandra Turchi, CEO do Digitalents, e Tijana Jankovic, CEO do Rappi Brasil, participaram de bate-papo sobre flexibilidade no trabalho.
Rizzo entende que a flexibilidade não é somente o modo de trabalho, mas que cada um tem seu jeito, que deve ser respeitado para um equilíbrio da vida pessoal e profissional.
Entre os palestrantes internacionais, Jose L. Barletta, presidente da Barnews Research, comandou o talk show “A Silver Economy no mundo tecnológico e uma revisão da tecnologia e suas tendências futuras”, em que abordou o metaverso e seus impactos nos negócios e na sociedade.
No debate “Inovação, transformação, saúde”, Carlos Zago, CEO do MKM Biotech, e Paulo Nigro, CEO do Hospital Sírio Libanês, debateram sobre as transformações digitais do mundo da saúde.
“A telemedicina existe há quinze anos no Sírio Libanês. Médicos se comunicam em diversos lugares e a pandemia apenas ajudou a expandir isso”, comentou Nigro, que destacou os novos processos do hospital. “Estamos caminhando na direção da digitalização que utiliza a inteligência artificial e bancos de dados. O objetivo é uma expansão física combinada com uma expansão digital com a padronização dos dados”.
A cultura orientada a dados foi abordada pelo presidente da WMcCann, André França, que a considera um nicho fundamental a ser explorado pelas agências. “O resultado nem sempre é rápido e fácil de mensurar, mas temos tecnologia e ferramentas para analisá-los e extrair o máximo de informação.”
Startups em alta no Digitalks Expo 2022
Live shop, e-commerce, First-Party Data, Creator Economy, Gaming, ativismo digital, Real Skills (as habilidades do futuro), novos modelos de concessão de crédito, automação das plataformas de mídia, análises preditivas da jornada do consumidor, Community Marketing e cookieless foram alguns dos outros temas debatidos durante os dois dias de evento.
Para Flavio Horta, CEO do Digitalks, um dos destaques observados no mercado foi o crescimento das startups. Segundo ele, cerca de 20% das empresas expositoras do Digitalks Expo não existiam antes da pandemia. “Os estandes estão lotados porque todo mundo quer conhecer ferramentas novas, plataformas novas, e muita coisa nasceu durante a pandemia”, afirmou.
Os organizadores do Digital Talks Expo já definiram as datas da próxima edição: 23 e 24 de agosto de 2023.