O e-commerce conquistou o consumidor brasileiro e as lojas virtuais evoluem rapidamente, com inovação, praticidade e ferramentas para tornar a jornada de compra mais satisfatória para os clientes. Dessa forma, a concorrência fica acirrada e surge a questão: como o seu negócio pode competir com as grandes lojas virtuais?
O varejo online brasileiro conta com alguns gigantes, que investem pesado em divulgação e em soluções para melhorar a experiência do usuário. Só para se ter ideia do tamanho desse mercado, segundo relatório da Conversion, os cinco maiores e-commerces do país tiveram mais de 700 milhões de acessos em novembro de 2022 – o Mercado Livre liderou com mais de 236 milhões.
Quais são os maiores e-commerces do Brasil
Confira o market share das principais lojas virtuais do Brasil:
- Mercado Livre (13,9%)
- Shopee (9,5%)
- Amazon (6,7%)
- Americanas (4,5%)
- Magazine Luiza (4,3%)
- Aliexpress (3,5%)
- iFood (2,8%)
- Casas Bahia (2,3%)
- Netshoes (1,8%)
- Samsung (1,8%)
Como se preparar para concorrer com os gigantes?
Os marketplaces e grandes lojas virtuais contam com maior visibilidade e mais expertise em processos de gestão, entregas e atendimento.
Para quem está entrando no e-commerce, é preciso ter alguns diferenciais para se destacar e chamar a atenção do público. Por isso, vamos dar 7 dicas para o seu negócio competir com as grandes lojas virtuais:
1- Seja criativo e fique atento às tendências do mercado
Competir com os maiores players do mercado no quesito preço costuma ser bem complicado, afinal, eles costumam ter vantagens na compra de maiores quantidades de produtos junto aos fornecedores.
Assim, é preciso apostar na criatividade. Estar atento às novidades do seu nicho pode te dar vantagens no oferecimento antecipado de certos produtos que despontam como tendências. Perceba o que mais importa para a sua clientela e invista nisso: podem ser produtos exclusivos, uma embalagem bacana, um pós-venda ativo. O importante é ressaltar seus diferenciais, fortalecê-los e aproveitar as fraquezas da concorrência.
2- Tenha o melhor atendimento
Uma rápida olhada em sites de reclamações de consumidores, como o Reclame AQUI e o Procon, dá uma mostra das dificuldades das grandes empresas em dar conta da alta demanda em seus serviços de SAC.
É algo natural, pois lidam com uma quantidade imensa de pedidos. Nas lojas menores, o panorama é bem diferente: você pode personalizar o atendimento e aproveitar esse contato para conquistar e fidelizar clientes. Agilidade, educação e disposição para resolver os problemas fazem diferença. Esteja disponível em canais diferentes, seja proativo e gentil.
3- Seja referência em seu nicho
Muitos varejistas entram no e-commerce “atirando para todos os lados”. Acabam criando uma plataforma que vende uma variedade grande de produtos, de segmentos bem diferentes, e acabam se perdendo na luta contra as grandes lojas.
No início, um bom caminho é focar em um nicho, como vestuário ou eletrônicos, por exemplo. Assim, pode concentrar seus esforços e criar uma plataforma superespecializada, investindo em conteúdos especiais como blogs e dicas.
Se a intenção é ser mais abrangente, esse passo pode ser dado mais adiante, com planejamento e um crescimento ordenado.
4- Invista em divulgação
A divulgação de marcas e lojas ganha a cada dia novas ferramentas tecnológicas. Então, avalie quais são as mais adequadas para o tamanho e os objetivos do seu negócio.
Anúncios e posts orgânicos em mídias sociais, textos em blogs, parcerias com influenciadores digitais, newsletters, mensagens. Tudo pode ter um bom retorno, dependendo da estratégia.
O e-mail marketing tem um ótimo custo-benefício e pode ser utilizado por empresas de portes variados. Aqui na Emanda, disponibilizamos uma plataforma que permite às lojas virtuais se conectarem para envio de mensagens com campanhas personalizadas, que incluem texto, layout e segmentação de clientes automaticamente.
5- Foque na fidelização
As grandes lojas do varejo online ganham e perdem muitos clientes no dia a dia. Para você, que tem um pequeno negócio, essa dinâmica não funciona, então é preciso valorizar todos os consumidores que já fizeram uma compra em sua loja.
Para isso, é preciso surpreendê-lo com frequência, manter canais de comunicação, estar pronto para ouvi-lo e agradá-lo, com uma mensagem de aniversário, um brinde, um cupom de desconto, sorteios ou amostras grátis, por exemplo.
Quando um cliente se transforma em um fã e entusiasta da sua marca, ele retornará sempre e, melhor ainda, fará uma propaganda para seus amigos e conhecidos.
6- Tenha as melhores descrições e fotos de produtos
Essa é uma maneira inteligente de se diferenciar das grandes lojas. Explique com detalhes as características e funcionalidades dos produtos, abra um canal para tirar dúvidas. Resumindo: facilite a tarefa do cliente em se decidir!
7- Aproveite as vantagens de ser uma empresa pequena
Todo site tem uma seção do tipo “Quem somos”, não é? Aproveite o espaço para contar sua história. As pessoas adoram conhecer a trajetória dos empresários e isso cria uma conexão. Mostre a cara da sua empresa, seus fundadores e colaboradores, e que todos se importam com cada cliente.
Gostou das dicas para o seu negócio competir com as grandes lojas virtuais? Você pode conferir outros conteúdos sobre varejo, e-commerce e e-mail marketing em nosso blog.